quarta-feira, 30 de maio de 2012

A nova modinha do youtube: fazer gameplays

Você lembra desse post? Na época o @guilherme_gamer fez um vídeo criticando o meio gamer atual, e enquanto todos criticavam-o por causa do vídeo, eu apoiei o GG.


O GG é um cara bastante polêmico. Primeiramente fez este vídeo que chamou bastante a atenção de todos, e se meteu com o Moacyr Alves que inicialmente parecia ser um cara que iria ajudar, mas logo virou um "vilão" pros gamers por atacar o steam nesse vídeo.
Mas o meu objetivo nesse post não é criticar o GG. Ele é um cara que eu respeito, pois foi o único que teve a coragem de falar as verdades que todos já sabiam a muito tempo, mas não tiveram a mesma coragem que ele de abrir a boca.

E ele foi criticado por isso, tanto que ele possui 8 mil dislikes em seu vídeo. E quem são todas estas pessoas? Grande maioria eu posso afirmar que são canais pequenos que estão começando agora justamente só pra ganhar dinheiro fazendo gameplays.

Lá pro começo do mês o youtuber Monark lançou o seu fórum, o RandonsPlays. Eu fui me registrar lá pro dia 20, pois eu adoro fóruns e adoro esse youtuber. O fórum também é a causa da minha inatividade no twitter, pois em 11 dias consegui a marca de quase 800 posts.
No fórum existe uma seção para divulgação de canais, e desde o início dele já existem 600 tópicos de canais só naquela seção. Estes dados só afirmam uma coisa: o ato de fazer vídeos e fazer upload no youtube já é a outra moda do youtube.

Lembram da época do Felipe Neto? Todo mundo queria fazer um vlog, queria ser famoso como o Felipe e felizmente essa onda atualmente é inexistente. Na época era tanto, mas tanto canal ruim que você só podia confiar em canais famosos, e isso deve ter ferrado com muitos canais bons e de qualidade mas infelizmente pouco conhecidos tudo por culpa da grande quantidade de canais ruins.


O mesmo está acontecendo com o meio gamer atualmente. Devo lembrar-lhes que o tal "estilo vlog" que o Felipe Neto fazia era algo que já acontecia antes fora do Brasil, o Felipe só trouxe pra cá. A mesma história se repete com o meio gamer. Gameplays filmados pro youtube até 2010, quando vlogs ainda faziam muito sucesso, eram novidades para nós brasileiros, pois era algo estrangeiro.
Ou seja, a chave pro sucesso é saber oque acontece no mundo e que não acontece no Brasil, e trazer isso pro cá, assim como fez o GG, o pessoal da CJBR e outros.

Mas quem são os prejudicados pela modinha de fazer gameplays? Nós, os que assistem estes gameplays. Eu não confio em youtubers pequenos pois eles iniciam da forma errada: com a qualidade de vídeo e som ruim, falta de conteúdo e inovação. Tá, devo admitir que todos os youtubers famosos começaram assim também, mas eles começaram assim quando filmar gameplay e postar no youtube era novidade. Não existiam muitos outros que faziam isso, era uma novidade e quem fazia, mesmo com a qualidade ruim e som pior ainda, era bem visto.

Hoje em dia existem dois tipos de youtubers que fazem gameplays: os que inovam com jogos variados e os que fazem vídeos de Minecraft. Arrisco até dizer que o segundo tipo é muito mais comum que o primeiro.

Lembrem-se que eu pretendo criar um canal também, mas apenas quando eu possuir um bom computador e poder trazer vídeos de outros jogos além do Minecraft. Enquanto isso não acontece, assistam os vídeos do meu amigo Felps que eu recomendo muito pois ele faz um conteúdo de ótima qualidade.

9 comentários:

  1. Cara do Konnor na foto...
    #Chateado

    ResponderExcluir
  2. Baba-ovo e hater, só pode.
    Essa "modinha" abriu portas pra muita gente. Iniciando com qualidade ou não, conteúdo ou não, ao menos vale a tentativa.
    Não pelo motivo de querer ganhar dinheiro, mas creio que boa parte faz porquê gosta e/ou gostaria de pouca visibilidade com seus trabalhos (ou com o que é bom, dependendo do conteúdo) já que essa sociedade de merda só dá valor á os "fodões" ou "polêmicos como Felipe Neto.
    Na realidade nem sequer gosto desse cara. Enfim...

    ResponderExcluir
  3. cara mas quem assiste videos de gameplays assiste por causa do youtuber,não soh por causa do game que ele apresenta,a performace do youtuber eh praticamente todo o percurso andado,o resto é dedicação,que reflete em se informar sobre o game,trazer imagem de qualidade,som de qualidade,então deve mesmo existir cada vez mais youtubers fazendo gameplays,e que eles possam trazer cada vez mais força a nossa comunidade gamer,tenho meu canal e procuro cada vez mais melhorar,é a velha historia assiste quem quer,quem nao quer fecha o video e vai pra outro,simples assim,aproposito to começando o meu e ficaria mto grato se pudessem ver meu canal e avaliar,sei que ainda sou inexperiente mas estou me dedicando bastante de cada video sair melhor que o outro,o canal é http://www.youtube.com/user/TKbrazucagamers/videos?flow=grid&view=0

    ResponderExcluir
  4. mesmo com tanta desconfiança vou fazer um canal em breve ,ainda estou fazendo testes para pegar as manhas dos softwares q vou usar e tudo.Quem quiser conferir o primeiro teste q fiz soh entra ae http://www.youtube.com/watch?v=2HweYN7e1WA&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, atualmente a modinha gameplay está acabando. Bem agora que também estou iniciando meu canal, heheheh.

    ResponderExcluir