segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tarefa 2 do Desafio do Conhecimento


Opa, ó nós aqui de novo com mais uma tarefa do Desafio do Conhecimento. Se você não leu o nosso post da primeira tarefa, basta clicar aqui.
A tarefa de hoje é sobre o mercado de trabalho: "Como faço minhas escolhas? Como faço pra buscar informações sobre o futuro profissional? Quem ajuda e esclarece no momento da escolha do curso?"



A vida é curta e o passo a se tomar depois de terminar a escola é escolher qual será a sua profissão. E essa escolha é muito difícil, pois é a profissão que você exercerá pelo resto da sua vida. Essa decisão precisa ser tomada com extremo cuidado, pois é muito difícil voltar a trás caso você descubra que não é a coisa que você quer pra sua vida.

E ai vem a questão do salário. Você tem que saber se você vai ganhar bem, ou não. E muitas vezes, uma profissão em que você vai ganhar bem, não é o que você gosta de fazer. Isso é muito importante, porque algo que você faz com gosto vai ser sempre melhor que algo que você faz por fazer, sem gostar disso que faz.



Para muitos já basta uma profissão acomodada com um salário razoável, onde o trabalho seja algo infeliz e maçante. Mas para se tornar um profissional de sucesso é preciso fazer algo bem feito, algo que você sinta vontade fazer.
Se você já tem em mente algumas coisas que você gosta de fazer, só resta decidir em que área aplicar. E é nessa hora que você vai precisar de ajuda, para saber qual mercado é promissor ou até qual é melhor área que você vai se encaixar em um mercado.


Há varias formas de conseguir essas informações, umas dessas é em eventos que universidades ou escolas técnicas oferecem para que possamos ter palestras de profissionais de varias áreas e até visitar laboratórios ou ambientes interativos. Assim conhecendo de perto cada profissão.
Outra escolha é visitar empresas e falar com os profissionais que já atuam no mercado de trabalho, conhecendo como é a rotina de trabalho de cada profissional.





Você deve se informar, pedir ajuda, pesquisar muito antes de escolher uma carreira. Peça ajuda a pessoas mais experientes, mas a ultima decisão deve ser sua. Se você chegar a uma conclusão, é só estudar e se esforçar. 

E como eu disse, nada melhor do que buscar ajuda para pessoas que entendem, por isso nossa equipe foi falar com a Elaine, que trabalha no Senai, no núcleo de relações com mercado de trabalho. Fique com a entrevista:


Circunspice: Qual o fator mais importante na hora da decisao de qual carreira tomar ?


Elaine:  Eu consideraria o fator mais importante os desejos e aptidões. Não adianta ser um profissional sem satisfação pessoal, por isso você deve pensar em em qual profissão se adequada melhor a você, tem que ser algo que você goste

Circunspice: Uma faculdade ou um curso técnico?


Elaine: Eu tenho formação em markting, mas hoje eu escolheria um curso tecnico, tanto por ele tem uma duração menor e o jovem ja vai ter um contato com as empresas.  Hoje o que a empresa quer é que o trabalhador tenha qualificação. Mas isso depende muito de qual carreira eu fosse atuar.


Circunspice: Como profissional você tem algum conselho para quem está entrando no mercado de trabalho ou decidindo que profissão seguir ?


Elaine: Aqui no Senai nos temos os cursos de aprendizagem industrial, que vai desde os quartorze anos até os vinte três. Essa é a oportunidade para que o menor ja tenha contato com o mercado profissional, ele vai conhecer uma profissão. Esses cursos tem a duração de um ano/800 horas, ele vai começar a ter seu primeiro contato com o mercado profissional.



E é isso, esse foi a tarefa 2 do Desafio do Conhecimento. Amanhã o blog volta ao normal!




Nenhum comentário:

Postar um comentário