quarta-feira, 6 de junho de 2012

Jesus: uma farsa?

Você já leu sobre a teoria do mito de Jesus? Basicamente fala que Jesus seria um personagem fictício, baseado em outros deuses pagãos que antecederam a ele.




Todo mundo aqui sabe, e se não sabe, agora ficará sabendo, que eu sou ateu. Existem atualmente quatro autores no blog, então acredito que após este post o autor Manson, que é crente, fará outro criticando este meu. Então, aguardem!

E se Jesus for uma farsa? Devo admitir que mesmo desacreditando na existência de um Deus ou uma força superior, acredito em Jesus. Ué, mas se a teoria tenta provar que Jesus é uma cópia de outros deuses pagão, por qual motivo eu continuo a acreditar nele?
Diferentemente de muitas pessoas, acredito que Jesus foi uma pessoa comum como nós. Sim, eu desacredito que Jesus tenha feito todos os milagres que dizem que ele fez, como transformar água em vinho, andar sobre as águas e outros milagres.

O diferencial de Jesus é que na época em que ele viveu, perdoar era um absurdo. E Jesus pregava justamente isso: o amor ao próximo, o perdão e etc.
Como eu disse, isso era um absurdo naquela época, e mesmo assim ele pregou o amor e o perdão. Ou seja, respeito muito a imagem de Jesus, mesmo desacreditando em grande parte da história que dizem ser dele.

Mas eu o respeito assim como respeito outros que antecederam ou vieram depois dele, e pregavam a mesma coisa, ou algo semelhante. Um exemplo é Buda. Aliás, Buda é um dos deuses pagãos que antecederam a Jesus e que é muito semelhante a Jesus.



Buda viveu entre 565 a.C. a 486 a.C. , ele é um pouco semelhante a Jesus, inclusive no que ele pregava. Dentre essas semelhanças, as principais são:
- Buda alimentou 500 discípulos a partir de um pão, e sobrou. (Leia João 6:1-15)
- Buda morreu e ressuscitou. (Leia 1Coríntios 15,4)
- Buda caminhou sobre as águas. (Leia Mateus 14)

O próximo é Átis. Escolhi ela pela grande semelhança com Jesus:
- Ela nasceu de uma virgem. (Leia Lucas 1, 26-38)
- Nasceu no dia 25 de dezembro.
- Foi crucificado. (Leia Lucas 23:33)
- Ressuscitou no terceiro dia. (Leia 1Coríntios 15,4)


Por fim, Dionísio (Baco):
- Nasceu de uma virgem. (Leia Lucas 1, 26-38)
- Após morrer, ressuscitou. (Leia 1Coríntios 15,4)
- Multiplicou os peixes. (Leia João 6:1-15)
- Transformou água em vinho. (Leia João 2:1-12)


Mesmo com tantos deuses que antecederam Jesus, e claramente serviram como "inspiração" para a criação de Jesus, eu continuo acreditando que Jesus era apenas uma pessoa comum que pregava o amor ao próximo. Agora, fica a sua escolha em acreditar ou não nele.


Agora que terminou de ler o post, o que achou desta teoria? Continua a acreditar em Jesus ou não? E gostou do estilo de post que resolvi fazer? Comentem, isso vai ajudar muito! Obrigado.

2 comentários:

  1. Cara não vou postar nada sobre esse assunto já falei com você diversas vezes sobre isso mas você não muda então não tenho nada a dizer.

    ResponderExcluir
  2. Não vai postar nada por falta de argumento, fato.

    ResponderExcluir