segunda-feira, 11 de junho de 2012

Profissões do futuro e as que deixarão de existir

Começou o Desafio do Conhecimento, e se você não sabe o que é isso, leia este post em que escrevi sobre ele. Já quero deixar avisado pra vocês que amanhã não terá nenhum post novo por causa do Desafio, mas o blog volta ao normal a partir de quarta-feira.

O tema deste desafio é sobre as profissões do futuro e as profissões que desaparecerão. Neste exato momento em que escrevo, estou escrevendo apenas por hobby, blogando simplesmente porque eu gosto de fazer o que eu faço. Talvez no futuro, caso eu tenha mais visitas diárias (graças ao desafio estamos batendo records de visitas), eu possa começar a investir mais no blog para ganhar algumas dilmas a mais, e quem sabe até viver disso!



A internet está totalmente ligada aos trabalhos do futuro. Trabalhar na internet é algo que está cada vez ficando mais comum. Existem várias formas de ganhar suas dilmas na internet, uma delas eu estou fazendo agora mesmo, que é blogar.

Milhares de pessoas ganham a vida apenas blogando, escrevendo texto pros seus leitores amados (amo vocês, okay?), seja o blog de comédia, sobre um assunto determinado como música, cinema e jogos, ou um diário online. Aliás, faz tempo que os blogs deixaram de ser diários onlines e passaram a ser levados a sério.
Além de blogar envolver muito dinheiro atualmente, eles (os blogs) deixam as pessoas extremamente famosas hoje em dia. A não ser que você tenha saído de coma ontem, deve conhecer o Cid do NãoSalvo, ou "o gordinho do N.Intendo".

As formas mais fáceis de ganhar dinheiro blogando é criar um blog de humor. Os memes vieram pra ficar, todo mundo conhece o CoolFace (trollface), o Forever Alone e o fuuu (fuck). Além desses, os outros milhares de memes (não necessariamente "carinhas") existentes.
As pessoas adoram os memes, é comum usarem essas "expressões" na vida offline, e estão sempre procurando novas "tirinhas" relacionadas a isso.





Um exemplo de blog de humor bem famoso aqui no Brasil é o N.Intendo. Já sites, existe o 9GAG que é extremamente famoso na internet.

Outra profissão do futuro, que na realidade é bem atual, é fazer vídeos para internet. Existem milhares de pessoas  que ficaram famosas por causa de um único vídeo (como é o caso do "Morre Diabo"), mas existem pessoas que trabalham apenas com a internet, fazendo vídeos diários.

Estas pessoas que fazem vídeos ficam extremamente famosas também, até mais que os próprios blogueiros. Um exemplo é o Felipe Neto, que começou fazendo "vlogs", ficou famoso e partiu pra TV. Outro bem famoso também é o PC Siqueira.
Já na parte voltada aos gamers (que é um público gigante), tem o Leon do Coisadenerd que vive apenas fazendo gameplays, o Monark do RandonsPlays (que aliás, ganha pra c@r@lh0) e o BRKsEdu (que está até no Canadá e foi pra E3, eita vida boa).




Já no Brasil, produzir jogos é uma profissão do futuro. Digo que é apenas aqui no Brasil, pois o mundo todo já leva a sério o mercado dos jogos, apenas o Brasil que está começando agora a ver que isso é um mercado gigantesco.

Pulando agora pras profissões que provavelmente desaparecerão, acredito que toda profissão que possa ser substituída por uma maquina irá desaparecer, e se não desaparecer, irá ser cada vez ser menos comum. Grande parte dessas profissões são as que envolvem serviços manuais.
Não tenho muito o que falar sobre as que irão desaparecer, não acredito que elas desaparecerão por completo, apenas diminuirão com o tempo.

E acho que é só isso, esse foi o primeiro desafio. Lembrando que os posts só voltam ao normal a partir de quarta-feira, após a finalização do período da tarefa.

2 comentários:

  1. Leon nerdão com a camisa do Starcraft II...
    EUHAHEAUEHAUE
    Mas pô, os caras batalharam muuuito antes de ter todo esse privilégio.

    ResponderExcluir