segunda-feira, 9 de julho de 2012

A história do Rock!

É dia de falar sobre Rock'n'Roll! Sim, amigos,  hoje eu resolvi trazer um pouco de cultura para vocês. Na aula de hoje, aprenderemos sobre a história do Rock (sei que todos queriam ouvir isso na escola).


E como diria o grande JovemNerd: "Gostar de Rock e não gostar de Jazz e Elvis Presley é a mesma coisa que gostar de brigadeiro mas não gostar de doce". É, meus caros, e caso você não seja tão leigo no assunto, deve saber que o Rock saiu do Jazz lá pra 1900 e guaraná com rolha.

Antes de começar, tem aquela ladainha toda dos detalhes pequenos para você não se confundir. Então, não existe diferença entre Rock'n'Roll e Rock, um é só sub-gênero do outro mas não tem nenhuma diferença entre os dois (e se tiver, é pequena e não precisa ser levada em conta). Eu prefiro chamar de Rock pois é uma abreviação, então é óbvio que é menor e mais fácil para mim de digitar, então chamarei de Rock daqui em diante.

O Rock é um gênero musical que saiu do Jazz e de mais um monte de gêneros musicais não menos importantes, mas que não preciso citar aqui. Ele surgiu em 1940 pra cima, e no início os negros dominavam o gênero. Por este motivo, temos Chuck Berry, um dos pioneiros do Rock.
Mas como o Rock é um ótimo gênero musical, não demorou muito para ele sair dos "pertences" dos negros. Com isso, ganhamos grandes nomes como Buddy Holly, Elvis Presley, Johnny Cash e outros que surgiram lá pra década de 50.



Não muito diferente de algum tempo atrás, no inicio o Rock sofria um certo "preconceito", diziam que o Rock era ligado ao satanismo e todo aquele papo de crente chato.Mas isso não foi nenhum problema, pois nos anos 60 já apareciam bandas que marcariam a história, como The Beatles, Rolling Stones, The Who e mais um gigante número de bandas que surgiram nessa década.

Foi mais ou menos porraí que o Rock começou a dar as caras aqui no Brasil, e um dos grandes nomes que surgiram nessa época foi Roberto Carlos. Mas, na minha opinião, o bom Rock só começou a aparecer aqui algumas décadas pra frente, mas gosto é que nem cavidade anal.

Posso ser Beatlemaniaco e amar os anos 60, mas não posso negar que foi nos anos 70 que surgiram os grandes nomes do Rock. No Brasil, surgiu o mestre Raul Seixas, já na gringa surgiu a fodelastica Kiss, a mais fodelastica ainda Queen, a grande AC/DC, Black Sabbath e muitos outras bandas e artistas que marcariam o Rock.
E também surgiu o Heavy Metal, "rock pesadão" maluko. Eu defendo a hipótese de que os Beatles inventaram o Heavy Metal, mas não falarei sobre isso aqui pois é mamilos.

Devo admitir que não curto muito Heavy Metal, mas é um bom som e raramente estou ouvindo um pouco.
Já nos anos 80 surgiram vários outros sub-gêneros como o Punk Rock, o Rock Alternativo e outros. A década de 80 foi marcada principalmente pelo visual exagerado das bandas, e um exemplo disso é a banda Kiss.


E já estamos no final da era criativa do Rock, pelo menos na minha opinião. Anos 90, temos o Grunge que surgiu nessa década, gênero marcado por Nirvana. Também surgiu vários novos metal's, como o Death Metal, Metal Progressivo, Metal Mineral e o minério (piada sem graça detectada).
No Brasil, entre os anos 80 e 90 surgiram grandes nomes como Renato Russo e a banda Legião Urbana, os Mamonas, Raimundos e várias outras bandas ou artistas que eu adoro.

Depois disso, vieram algumas bandas que eu até curto mas na minha opinião, não são tão marcantes, nada muito inovador. Sortudo aqueles que conseguiram viver o Rock de seu inicio até atualmente, passando por toda a sua evolução e decadência (infelizmente).

Queria é ter nascido nos anos 40, pois eu poderia aproveitar tudo isso. Para finalizar o post, só tenho uma coisa a dizer: pega o cavaquinho.

Um comentário: