segunda-feira, 16 de julho de 2012

Eu gosto de funk!

Antes de você vir me chamar de bandido, favelado e o caralho a quatro, deixe-me explicar direito essa história. Eu ando meio desapontando com esses rockeirinhos de merda que estou vendo por ai, aqueles que se tornaram rockeirinhos por causa de uma bandinha que veio fazer show aqui, ou do Rock in Rio.

E aliás, não só com esse grupinho de posers que criticam o funk tão fortemente, mas também com grande maioria das pessoas que não escutam funk, e que geralmente odeiam o gênero.

Devemos lembrar que funk não é um gênero brasileiro. Ele se originou lá pra minha década preferida, a década de 60 e, carai, se você perceber, os negros criam praticamente tudo ou são os melhores em tudo lá nos States. Infelizmente havia e há muito racismo lá, assim como aqui no Brasil também há esse racismo ridículo, infelizmente. O bom e velho funk é muito superior.

E não digo que o funk carioca é totalmente um lixo, já fizeram uns funks cariocas bem agradáveis, mas estes são praticamente inexistentes. Agora, falando de funk internacional, ou "funky" (prefiro chamar assim para diferenciar), a situação é bem diferente.

E, minha nega, o funky tem muita ligação com o Rock. Você sabia que o estilo de Red Hot Chilli Peppers é uma junção de funk com rock? Red Hot foi uma das maiorias influências do funk nos anos 80 (créditos  ). Outra exemplo bem grande de banda baseada no funk é Rage Against the Machine.


E pra quem fala que colorido não é legal, que é coisa de viado, caso você tenha jogado Guitar Hero 3 ou GTA San Andreas, deve se lembrar dessa música:






A Living Colour é uma banda de rock funk, assim como Red Hot e RATM. 


Mas saímos um pouco do funky em si. Eu não preciso nem falar artistas que representam, ou marcaram o funky. O primeiro que vem na cabeça é James Brown.

Aliás, o cara merece ser lembrado ao falarmos de funky. Foi graças a ele e suas inovações que o funky passou a ser reconhecido e se tornar, finalmente, um gênero distinto.

Eu gosto do gênero musical funk e não tenho medo de admitir isso, mesmo não sendo muito fã do gênero. Vocês sabem que eu sou rockeiro, mas uma hora ou outra estou ouvindo alguma bandinha de metal-funk, ou alguma coisa relacionada ao gênero funk.



E uma coisa que me deixa encucado é que tem gente que ainda tem coragem de xingar o funk. Por favor, galerinha granuda, não generalizem! E depois vem falar que é fanzinho de Red Hot, tsc tsc...

5 comentários:

  1. E o pior dessa história é que a maioria das pessoas não levam em consideração o que é o funky de verdade, que veio dos EUA e com James Brown e tals.
    Obs.: Citação que é bom eu não ganhei.

    ResponderExcluir
  2. MAS O FUNK BRASILEIRO É UM VERDADEIRO LIXO, SEXO, DROGAS, CRIMES, PROSTITUIÇÃO, MENOSPREZO PARA COM A MULHER. IMAGINA UMA CRIANÇA DE CINCO ANOS CANTANDO "TO FICANDO ATOLADINHA, ÁGUA DE BANDIDO É WISKY E RED BULL, ETC." FUNK NACIONAL DEVERIA SER CONSIDERADO CRIME.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com você, cara. Mas no post eu falo sobre o funky...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, essa música é icônica, assim como todas as que estão presentes no GTA San.

    Sério, Brasileiro é um filho da puta, hein, conseguiu estragar um bom gênero musical, eu não gosto muito desses funks atuais, mas a maioria é um EXCREMENTO de boi virgem.

    Pelo menos eu não saio partindo do particular pro geral, existem funks (ou funkys, nesse caso) bons? claro que existem, espero que esses rockeirinhos que só conhecem AC/DC (que é uma excelente banda, aliás) parem com essa pirralhagem em rejeitar todo e qualquer tipo de gênero musical tido como 'alternativo'.



    ResponderExcluir
  5. Aham, uma hora ou outra estou ouvindo um bom Funky, para relembrar os bons tempos de GTA, ou porque esse genero musical é muito bom.
    Me considero rockeiro, mas não sou do tipo que nega os outros estilos musicais, o que for bom eu escuto, heheh

    ResponderExcluir